app filmbox
Dicas,  Encontrei por Aí

Como revelar seus negativos de filme antigo usando aplicativo

Quem tem mais de 25 anos com certeza vai lembrar das câmeras fotográficas com filme! Aquela alegria de poder comprar um filme de 36 poses e a ansiedade de esperar no mínimo 48 hrs pra conseguir ver as fotos daquela viagem, festa ou qualquer outro evento digno de registro.

E quando finalmente pegávamos as fotos pra ver vinha aquele misto de emoções: a alegria de rever as lembranças e a tristeza de ver que algumas queimaram, outras ficaram com uma imagem uma por cima da outra ou que você gastou 5 poses – das 36 – tirando foto do nada! Hahaha

Bom, as câmeras digitais chegaram e revelar filme não é algo que precisamos mais porém ninguém joga seus negativos fora normalmente. É mais forte que a gente sabe? Hehe Vai que a gente perdeu uma foto e quer ver ela novamente? Tem ali a oportunidade de tentar revelar de novo (tem esse serviço ainda?Rs).  Sei lá, sempre fica aquela dúvida do “vai que eu preciso”. 

Eu já não mexia nos negativos há tempos, nem lembrava que tinha. Daí esses dias tava rolando por aí a dica de um app chamado Filmbox que promete “reveler” a foto do seu negativo como uma imagem digital pro seu celular. 

Tive que testar, óbvio! Já fiquei pensando nas fotos que eu queria rever e não tenho mais. Foto revelada era algo que sempre se perdia em mudanças de uma casa pra outra.

Então se você tem foto antiga e tá querendo ter a imagem delas digitalizada, aqui vai a dica de como usar o app Filmbox.

O Filmbox é um aplicativo de scanner inteligente para digitalizar e salvar seus negativos antigos de filme de câmera – usando apenas o smartphone. Ele facilita a exibição, captura e gravação de negativos de filmes analógicos.

Como fazer a revelação:

Primeiro verifique se o filme está em boas condições – filme com mofo pode deixar a revelação com uma qualidade ruim.

Depois abra uma página em branco do seu navegador e coloque no brilho máximo. Eles indicam que você abra essa página: https://photomyne.com/backlight e coloque no brilho máximo mas dá pra fazer com uma página em branco também.

Tela em branco que vai servir de contraste
Página em branco no navegador

Quanto mais escuro o ambiente melhor a qualidade final da foto. Então apague a luz do ambiente em que você está e somente sua tela ficará bem clara.

Abra o app e clique em adicionar.

Tela do app filmbox
Página inicial do App Filmbox

Segure o negativo na frente da tela com uma distância de 5 cm da tela e posicione a tela do celular na frente da foto que você quer revelar. O negativo deve estar sempre na vertical mesmo que a foto esteja na horizontal. Posicione de modo que a foto fique toda dentro da parte marcada, as bordas onde tem os furinhos tem que ficar no final da sua tela.

revelando negativo no app filmbox
Lembre de que a câmera deve estar focando a foto. Se ela estiver embaçada a revelação também sairá embaçada.

Segure o botão por alguns segundos.

revelando negativo no app filmbox
Segure por uns segundos para ele capturar a imagem

Pronto, foto revelada! Ela vai pra uma galeria de fotos do próprio app.

 

foto revelada no app filmbox

Ao abrir a foto você verá que tem opção de aprimorar a imagem, colocar filtro, cortar, girar e em alguns casos até aparece uma mensagem perguntando se você quer colorir a foto.

edição de foto no app filmbox
Depois de revelada você pode aprimorar a foto no próprio app

Fácil né?

Algumas considerações:

Esse app tá de graça no Android mas você só pode fazer um determinado número de revelações. No IOS você tem 3 dias grátis pra testar e depois teria que pagar uma assinatura.

Testei com o Iphone SE e com o Motorola Snap.  A qualidade da câmera interfere um pouco no resultado final. A câmera desse motorola é melhor que desse iphone, na tela do telefone não faz muita diferença mas quando vemos a foto maior dá pra ver a diferença no resultado final. Acredito que a qualidade do filme ou da foto também interfira no resultado pois algumas fotos saem melhor do que outras. Segue os dois resultados com a mesma foto para comparar a qualidade da câmera do celular:

Essa é a minha cara de “Whaaat?” pra vocês conhecerem um pouco de mim! haha PS: Saudades cabelo!

foto revelada com app filmbox no android
Foto final com Android
foto revelada com app filmbox no iphone
Foto final com Iphone

Na foto abaixo por exemplo vemos que a qualidade das cores estão melhores. Por isso acredito que a qualidade do filme interfira na revelação.

Essa foto foi da minha viagem de formatura para Porto Seguro e essas são minhas 3 amigas do coração! Essa foto expressa exatamente como foi nossa viagem: pura diversão e risada o tempo todo. Muita saudade dessa viagem revendo essas fotos <3

Foto revelada com filmbox
Amigas que o Ensino Médio e Belo Horizonte me deu <3

Outra diferença que achei entre IOS e Android é que no IOS apareceu uma opção de comando de voz para começar a revelação. No Android apenas segurando o  botão.

Achei a qualidade final ok, mas de novo, acredito que isso seja por causa da qualidade da foto ou do filme. Eu já achei legal do jeito que tá só por poder fazer essa “revelação” e poder fazer um arquivo digital dessas fotos de forma mais prática do que ficar digitalizando uma por uma.

Pronto, agora já pode passar o final de semana se divertindo revendo essas fotos antigas que garantem boas risadas.

Se você gostou desse conteúdo deixe seu comentário e me ajude a saber o que você gosta de ver por aqui! =)

Ah! Se você não sabe ou não lembra como eram essas máquinas e os perrengues, o Techtudo fez um post bem legal contando Cinco pontos sobre câmeras antigas que os mais jovens nem imaginam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.